sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Principais aspectos da música

A música tem pontos fortes e pontos fracos, como tudo na nossa vida:

·         Tanto nos pode distrair, como aumentar a nossa produtividade;
·         Ajuda-nos a superar a tristeza;
·         Ajuda na criação de um ambiente mais acolhedor; 

·          Ajuda na recuperação médica de pessoas com doenças cerebrais;
·         Etc. …

Apesar de tudo, podemos afirmar que música tem mais aspectos positivos do que negativos, o que faz com que seja uma área bastante influente no nosso dia-a-dia.

É sempre agradável ouvir música para ajudar a passar o tempo. A música tem a capacidade de melhorar o nosso dia e facilitar o cumprimento de certas actividades  como o trabalho, o estudo...

Por outro lado, ajuda as pessoas mais tímidas e com  alguma dificuldade de interacção social a exprimirem-se e a relacionarem-se num dado ambiente. Pode servir como "fio condutor" de uma conversa ou como um tópico de abordagem a desconhecidos (na rua, metro, bar, discoteca, etc.).
 Ajuda a aliviar o stress que somos obrigados a enfrentar no nosso quotidiano (horários de escola ou de trabalho, testes, trabalhos de casa, etc.). Por exemplo, alguns jovens deslocam-se a concertos, festivais, bares e discotecas para aliviarem o stress a que estão submetidos no seu dia-a-dia (dançam, divertem-se e conhecem pessoas novas), sendo isto uma forma de se poderem abstrair de certos pensamentos a que estão sujeitos na maior parte dos dias.

Por último, tem-se vindo a verificar que a implementação da terapia musical nos programas de recuperação de doentes cerebrais (com doenças como Alzheimer e Sindrome de Down) está a ter excelentes resultados. A terapia musical leva a uma significativa melhoria na memorização de informação verbal, ajudando assim estes doentes a poderem continuar a relacionar-se com a família e amigos (fica aqui o link de um estudo realizado na Universidade de Medicina de Boston sobre a influencia da terapia musical em pacientes com Alzheimer http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/utentes/doencas_neurologicas/musica_ajuda_pessoas_com_doenca_de_alzheimer .

Conclui-se assim, que de um modo geral, a música ajuda a melhorar os nossos dias e ajuda-nos a enfrentar os mais variados problemas com que nos defrontamos.


4 comentários:

  1. Está tudo dito... É com aluno assim que este país vai para a frente...

    ResponderEliminar
  2. achei bastante intresante o uso da musica na medicina , nao tinha ideia as aplicaçoes que podia ter !
    este texto que postaram faz parte do vosso trabalho ?


    muita boa sorte para o vosso trabalho e futuro escolar .

    ResponderEliminar
  3. Fiz um trabalho escolar mais fiquei batendo punheta e nao prestei atenção hehe!

    ResponderEliminar